Portos do Paraná recebe prêmio internacional em Excelência da Indústria Portuária
A empresa pública que administra os Portos de Paranaguá e Antonina, a Portos do Paraná, foi vencedora do Prêmio de Excelência da Indústria Portuária CIP-AAPA LATAM 2025 (Delegação Latino-Americana da Associação Americana de Autoridades Portuárias), reconhecido como o "Oscar dos Portos" nas Américas. A autoridade portuária foi a ganhadora na categoria Desempenho e Crescimento Portuários.

Após um processo de seleção altamente competitivo — que contou com 19 candidaturas de diferentes países das Américas —, a Portos do Paraná se destacou pela excelência organizacional, impacto positivo e compromisso com o desenvolvimento do setor portuário, sendo a única autoridade brasileira premiada nesta edição.

“Fomos premiados como o porto que apresentou o melhor rendimento de produtividade em 2024. Isso demonstra o compromisso do Estado do Paraná, da Portos do Paraná e de toda a nossa comunidade com a eficiência portuária”, destacou o diretor-presidente da empresa, Luiz Fernando Garcia.

“É com grande orgulho que recebemos este prêmio que valoriza o desempenho portuário do Paraná, que há cinco anos é a melhor gestão portuária do País”, enfatizou o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.

Segundo a Secretaria da Comissão Interamericana de Portos (CIP), da Organização dos Estados Americanos (OEA), "o trabalho excepcional e a liderança visionária" da empresa garantiram seu lugar entre os vencedores do prêmio.

Entre as ações apresentadas à Delegação Latino-Americana, destacam-se as estratégias logísticas que conectam os portos paranaenses aos mercados globais, a crescente capacidade de movimentação de cargas, a posição de destaque no ranking nacional, além de investimentos estruturantes — como a construção do Moegão, que ampliará a produtividade ferroviária. Também foram mencionadas a modernização das áreas operacionais e a regularização fundiária por meio de novos arrendamentos.

“A Portos do Paraná trabalha em conjunto com toda a sua comunidade. Somos mais de 500 colaboradores empenhados no desenvolvimento de grandes projetos, com o apoio dos trabalhadores portuários avulsos, empresários e investidores”, reforçou Garcia.

Além da Portos do Paraná, foram premiados o Puerto Santo Tomás de Castilla, da Guatemala, na categoria Tecnologia e Inovação, e o Porto DP World Posorja, do Equador, na categoria Parcerias Público-Privadas.

A cerimônia de premiação será realizada durante a Conferência AAPA LATAM 2025, em Lima, no Peru, no dia 25 de junho. Os ganhadores terão destaque em exposições internacionais, canais oficiais da CIP-OEA e da AAPA LATAM, além de publicações em plataformas de mídia e comunicação do setor.

Segunda vitória internacional

Esta é a segunda vez que a Portos do Paraná é premiada pela AAPA LATAM. Em 2023, a autoridade portuária foi reconhecida na categoria Eventos Especiais, com a Corrida do Porto, ação que reforça a integração entre porto e cidade.

Read Also Other News

Agência Porto
| 12 mai, 2025

Porto Diverso debate igualdade étnico-racial no setor portuário em Santos

Read more
Agência Porto
| 12 mai, 2025

Terminais nos portos de Vila do Conde e Rio de Janeiro recebem autorização do TCU para irem à leilão

Read more
Agência Porto
| 12 mai, 2025

Portos brasileiros batem recorde de movimentação em março, com 113,7 milhões de toneladas

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.