Portos do Paraná recebe qualificação para contratação de grandes obras
A contratação de obras de engenharia foi tema de mais uma etapa de capacitação promovida pela Portos do Paraná, dentro da implantação do novo Regulamento Interno de Licitações e Contratos (RILC). Abrangendo legislação, jurisprudência e doutrina aplicada, o Módulo de Obras Públicas e Serviços de Engenharia, ministrado pelo professor André Kuhn, apresentou aos participantes no Auditório Emir Roth as melhores práticas atuais, com foco na modernização e maior eficiência nos futuros certames da empresa pública. Um dos temas debatidos nesta segunda-feira (9) foi a precificação orçamentária, essencial para adequar as contratações à realidade do mercado.

“Essa capacitação foi ofertada para toda a equipe de Engenharia, para que todos avancem juntos e possam tirar dúvidas. É um curso in company, customizado e voltado para as necessidades da Portos do Paraná. O professor André é renomado na área de obras públicas, tem vasta experiência e nos trouxe conhecimentos práticos, além de jurisprudência aplicada e alinhada ao nosso novo regulamento”, explicou a advogada e analista portuária Stephanie Dias, membro da comissão revisora do RILC.

Segundo o professor Kuhn, todo o conteúdo foi estruturado com base na legislação vigente, na doutrina, na jurisprudência e no novo regulamento da empresa. “O curso trata de licitações e contratos de obras públicas. Falamos sobre planejamento, mas com foco principal na fiscalização. As questões jurídicas são importantes, mas destaco também o enfoque técnico e gerencial na gestão dos contratos. Apresentamos o que pode e o que não pode ser feito para garantir a execução das obras no prazo, com qualidade e pelo valor acordado”, ressaltou.

André Kuhn tem sólida experiência na administração pública e é referência nacional em licitações e contratos. Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF), é autor do livro “Contrato de Obras Públicas – Uma visão gerencial” e coautor da obra “Lei das Estatais Comentada”. Atua como instrutor no Instituto Protege e é diretor da Meta 5 Consultoria.

Com sua visão global sobre licitações e contratos, o especialista também abordou um dos pontos mais sensíveis dos certames: a precificação. “Para evitar sobrepreço e superfaturamento, é fundamental entender o sistema de orçamentação, tanto para quem elabora o projeto básico quanto para quem propõe a oferta. A apresentação de um preço inexequível é motivo de desclassificação, mas provar que o preço é inexequível pode ser difícil. Por isso, é essencial atuar preventivamente: com um bom projeto básico, um contrato bem estruturado e fiscalização eficiente. Assim, evitamos propostas inviáveis”, explicou.

Para o gerente de Engenharia Marítima da Portos do Paraná, João Jardim, o módulo foi uma oportunidade valiosa. “Foram dias intensos de aprendizado, nos quais pudemos refletir sobre nossos próprios desafios e buscar formas mais eficazes de aplicar as melhores práticas na gestão contratual e na definição de requisitos para futuras contratações. Agradecemos à Diretoria Jurídica pela iniciativa e pela condução dessa capacitação, que já demonstra ser de grande relevância para o nosso aprimoramento contínuo”, destacou.

Na avaliação de Stephanie, as obras e contratações de engenharia representam os investimentos mais significativos para uma empresa pública como a Portos do Paraná — como é o caso da obra do Moegão — e, por isso, exigem atenção redobrada. “Não poderíamos deixar de tratar desse tema. É essencial que os processos licitatórios dessa natureza sejam conduzidos com total respeito aos princípios da administração pública”, concluiu.

Read Also Other News

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.