Portos pedem revisão de regra sancionada por Dilma
As associações de empresas portuárias se movimentam para conseguir rever regras da Lei dos Portos de 2013.

A principal questão é quem tem autoridade para fazer os processos licitatórios para os arrendamentos de terminais.

Antes, as próprias companhias docas eram responsáveis pelas licitações. Com a lei, os contratos são conduzidos pela Antaq (agência de transportes aquaviários).

O pleito é retornar à descentralização, diz Wilen Manteli, presidente da ABTP (associação de terminais). "É preciso deslocar o processo para os portos, pois cada um conhece seus problemas."

Hoje, há 20 terminais com contratos de transição –os originais terminaram e foram prorrogados até que se faça uma nova licitação.

O porto com mais unidades nessa situação é o de Cabedelo, em João Pessoa. São quatro contratos, diz Alessandro Marques, da Companhia Docas da Paraíba.

"Novas licitações trariam valores maiores de outorga e mais investimentos", afirma.

A ATP (associação de portos privados) quer o fim da obrigatoriedade de anunciar os planos de novos terminais.

"Se não houver outro candidato a fazer investimento semelhante na mesma área, a Antaq faz análise e aprova o pedido", diz o diretor-presidente Murilo Barbosa.

O problema, para a associação, é que "se perde tempo".

Na área responsável por concessões do governo tem prevalecido a ideia de reforçar as agências, e mudar as normas iria contrariar isso.

Fonte: Folha de São Paulo, 03/08/2016.

Read Also Other News

Agência Porto
| 26 Mar, 2023

Porto de Paranaguá entra na rota de navio gigante do grupo italiano Grimaldi

Read more
Agência Porto
| 26 Mar, 2023

Complexo Portuário de Itajaí registra movimentação de 1.2 milhão de toneladas

Read more
Agência Porto
| 26 Mar, 2023

Receita autoriza abertura de licitação para construção de Porto Seco em Ponta Porã

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.