Prefeitura multa empresa em R$ 1,5 mi por maus tratos no transporte de bois até o Porto de Santos, SP

A empresa Minerva Foods, responsável pela exportação de 27 mil bois criados no interior de São Paulo, foi multada em R$ 1.469.118 por irregularidades no transporte dos animais até o Porto de Santos, no litoral paulista. O embarque das cabeças de gado no navio que realizará a viagem termina nesta quarta-feira (30).




Desde 26 de janeiro, o cais do Ecoporto, na Margem Direita do porto, recebe os animais que eram criados em fazendas localizadas em Altinópolis e Sabino, distantes 500 quilômetros do litoral. Eles embarcam no navio Nada, o maior do tipo em operação no mundo, e seguem para a Turquia, onde foram comprados.





Trata-se do segundo embarque de carga viva realizado após quase duas décadas no Porto de Santos. O último, semelhante em proporções a este, ocorreu em dezembro, no mesmo terminal. Em ambos, os responsáveis pelos animais obtiveram autorizações das autoridades portuária e sanitárias para a operação.





Em comunicado divulgado nesta terça-feira (30), a Prefeitura de Santos informou que realizou uma blitz fora da área federal, no trajeto ao Porto de Santos, para verificar eventuais irregularidades. Participaram da ação agentes da Guarda Municipal e fiscais da Secretaria de Meio Ambiente, com veterinários.





Na fiscalização, as equipes constataram que "houve maus-tratos aos animais durante o transporte", e que a empresa também errou "ao despejar dejetos animais em via pública, contaminando a rede de drenagem". Conforme a administração municipal, a Minerva Foods infringiu o código de posturas do município.





A inédita força-tarefa da prefeitura atende ao apelo de ativistas, que realizaram protestos nos últimos dias contra o embarque e a operação de cargas vivas no Porto de Santos. No sábado (27), um grupo tentou bloquear o acesso de caminhões com os animais e a ação precisou de intervenção da Guarda Portuária.





O transporte e embarque dos bois no cais santista ocorre após a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) não indicar definitivamente qualquer impedimento à atividade. Além do órgão, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), deu aval para a operação.





Em nota, a Minerva Foods informa que o processo de exportação de bois vivos segue "todos os procedimentos para preservar o bem-estar dos animais durante o embarque e no decorrer da viagem até o destino". A firma diz ainda que os veículos utilizados até o porto são lavados desinfetados antes do carregamento.


Fonte: G1, 30/01/2018.



Read Also Other News

Agência Porto
| 09 mai, 2025

Governo quer leiloar ferrovia EF-118 ainda neste ano, diz ministro

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Nova rota marítima entre Brasil e China pode reduzir custos logísticos em 30%

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Porto de Itajaí ganha nova linha com conexão ao Mercosul

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.