Projeto do Terminal Portuário São Luís-Alcântara é apresentado em reunião multigovernamental
Parcerias para gerar maiores resultados. Esse foi o espírito da reunião que contemplou diferentes esferas do governo na análise do Projeto do Terminal Portuário São Luís-Alcântara na Agência Executiva Metropolitana (AGEM). Além desta autarquia estadual representada pelo presidente Lívio Correa, a esfera de governo nacional estava representada por Cristiano Augusto Trein, Diretor de Governança do AEB/MCTI, e por Dino Antunes, Diretor de Navegação e Hidrovias da SNPTA/MINFRA.

Em pauta, questões importantes como o projeto das Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte (IP4) foram objeto das avaliações técnicas dos reunidos. “É mais um avanço nesse projeto que concretizará o Processo de Metropolização da Grande São Luís com desenvolvimento não só em transportes, mas em geração de renda e turismo”, comemorou o presidente da AGEM.

Infraestrutura e desenvolvimento

O Projeto do Cais Flutuante São Luís-Alcântara (Terminal Portuário da Ponta D’Areia, em São Luís, e Terminal Portuário da Independência, em Alcântara) é uma iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da AGEM, e foi apresentado pela autarquia em 2019. Com a implantação, estima-se a realização de 24 viagens por dia, com embarcações saindo a cada 1 hora, transportando 3.312 passageiros diariamente entre as cidades de São Luís e Alcântara.

Atualmente, o Cais da Praia Grande é o único Terminal Hidroviário da capital com apenas quatro embarcações, três Iates e um Catamarã realizando duas viagens por dia, o que equivale ao transporte de 11.935 passageiros mês, sendo 398 por dia.

Embora esteja localizado na Avenida Senador Vitorino Freire no Centro de São Luís, o Cais da Praia Grande somente oferece condições de navegabilidade durante o período de preamar, ficando inoperante durante a baixamar. “Com as quantidades de viagens diárias reduzidas, o aproveitamento turístico de Alcântara é pouco explorado pelos visitantes”, explicou Lívio Corrêa.

Para fomentar o potencial aquaviário maranhense, o Projeto do Cais Flutuante São Luís-Alcântara favorecerá o deslocamento São Luís/Alcântara e Alcântara/São Luís com um incremento substancial no número de viagens realizadas entre as duas cidades. O equipamento urbano será construído pelo Governo do Estado, por meio da AGEM, em parceria com a Prefeitura de Alcântara num prazo de execução aproximado de 18 meses (1 ano e meio).

Read Also Other News

Agência Porto
| 01 dez, 2025

Porto de Santana: CDSA registra novo recorde com crescimento nas movimentações em outubro de 2025

Read more
Agência Porto
| 01 dez, 2025

Porto de Itajaí assume protagonismo na abertura de novos mercados e no crescimento das exportações catarinenses

Read more
Agência Porto
| 01 dez, 2025

ANTAQ inova com aplicação de Inteligência Artificial na Análise de Impacto Regulatório

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.