Projeto T-Green busca reduzir impactos ambientais na região


O Porto de Santos pode ganhar um terminal de granéis sólidos com operações sustentáveis e um rigoroso controle ambiental. O empreendimento, batizado como T-Green (T-verde, na tradução do inglês), é projetado para ser implantado na Ilha das Cobras, em Cubatão, às margens do Canal de Piaçaguera. Uma das vantagens da unidade, segundo seus idealizadores, é reduzir os impactos, na região, do transporte e do embarque de grãos.




O terminal deve ser construído na ilha entre o Canal de Piaçaguera e o Rio Cubatão, no interior do Estuário de Santos, em frente à região da Alemoa. O projeto é elaborado há dois anos pela Portoconsult Negócios e Participações, contratada pelos proprietários da Ilha das Cobras. Atualmente, os empreendedores estão em negociações com grupos internacionais para a implantação do T-Green.




Segundo a consultoria, a unidade levará para longe de áreas urbanas as operações de granéis sólidos – hoje, concentradas no Corredor de Exportação, em Santos, próximo a áreas residenciais. Conforme o projeto, a instalação contará com acesso ferroviário que ainda será implantado. Com isso, a expectativa é reduzir o tráfego de caminhões carregados com grãos nas cidades.




“Com a identificação da Ilha das Cobras, acreditamos que é possível atenuar o crescente conflito Porto-Cidade que envolve as incomodidades de trânsito pesado, retirando 600 caminhões por dia, derramamento de grãos, proliferação de pombos e ratos e, principalmente, reduzindo a emissão de partículas na atmosfera, responsável por diversas doenças respiratórias no entorno da Ponta da Praia”, destacou o consultor da Portoconsult Negócios e Participações, Antonio Bernardo Neto.




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O novo terminal contará com painéis para geração de energia solar e cobertura no sistema de carga e descarga dos navios. Está prevista a reutilização da água da chuva e a implantação de iluminação de LED, o que garante redução de até 60% do consumo de eletricidade.




Segundo o consultor, serão utilizadas fontes de energia alternativa para as operações dos navios, evitando a queima dos combustíveis dos cargueiros. O terminal ainda usará veículos elétricos.




Com essas características, a expectativa é de que o empreendimento conte com certificação internacional de Porto Verde. Para isso, terá de investir em produtividade, segurança e sustentabilidade das operações. “O projeto T-Green, no sentido de cumprir sua missão, terá o compromisso de controlar ambientalmente a recepção, o armazenamento e a expedição de grãos dentro do seu limite geográfico. Certamente não poderemos controlar o processo ambiental fora do terminal, mas podemos e desejamos ter uma participação efetiva na discussão em seu entorno”, disse o consultor.




Tendência 




Apesar de o T-Green estar em Cubatão, a Prefeitura de Santos conheceu o projeto. E, para a Administração Municipal, ele se soma a outros empreendimentos, como o terminal da VLI, que está na etapa final de expansão, e o do Grupo Santorini, em fase de licenciamento ambiental. Ambos estão localizados na Margem Esquerda do Porto, na Área Continental de Santos.




“Todos têm em comum o mérito de pretenderem levar a movimentação de uma parcela importante das commodities agrícolas, como soja, milho e açúcar para mais o fundo do estuário do Porto, mais próximos, portanto, dos acessos terrestres, rodovias e ferrovias e, ao mesmo tempo, mais distantes das áreas urbanas, minimizando assim os impactos dessas operações para os nossos munícipes”, informou a Prefeitura, em nota.

Fonte: A Tribuna, 21/10/2016.


Read Also Other News

Agência Porto
| 19 Set, 2024

Acordo incentiva micro e pequenas empresas do Norte e Nordeste a ampliar exportações

Read more
Agência Porto
| 19 Set, 2024

Presidente da CODEBA participa de seminário que discute possibilidades de negócios entre Bahia e Bulgária

Read more
Agência Porto
| 19 Set, 2024

Sistema Transporte lança segunda edição do Guia de Boas Práticas de Proteção de Dados no Setor

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.