This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.

Prumo planeja crescer na logística de gás natural no Porto do Açu
A Prumo estuda uma solução logística para que o Porto do Açu (RJ) seja uma alternativa para o escoamento de gás natural. "Existem discussões regulatórias, soluções técnicas e discussões comerciais. Elas andam em paralelo", disse ontem o presidente da companhia, José Magela. A empresa busca sócio estratégico ou financeiro, como já fez em outros projetos. Tudo vai depender sobre se este parceiro pode ajudar no desenvolvimento de outros negócios e se a solução faz sentido para o Açu.

"Há bastante interesse nessa solução [logística]. Neste momento, temos boas conversas, exatamente como foi com a GNA [Gás Natural Açu]", disse, referindo-se à criação da unidade de gás natural da empresa, no fim do ano passado. Este ano o Porto do Açu assinou contrato com a GNA que inclui o aluguel de área para construção de termelétricas e de um terminal de regaseificação de GNL. Magela também confirmou interesse de participar de leilão de térmicas, com a possibilidade de duplicar a capacidade atual da empresa, avaliada em 3 gigawatt (GW) até 2023. Segundo o presidente da Prumo, faria sentido, por exemplo, outras duas térmicas de 1,3 GW a 1,5 GW cada.

A construção da ferrovia Rio-Vitória, projeto previsto quando a companhia foi fundada pelo empresário Eike Batista, ainda está entre as prioridades da Prumo. O objetivo é apresentar um projeto ao governo para viabilizar a concessão, segundo o presidente do Porto do Açu Operações, Carlos Tadeu Fraga. O presidente da Prumo também afirmou que acredita na recuperação econômica em 2019, especialmente do setor de óleo e gás. "Estamos preparados para o crescimento econômico. O complexo do Porto do Açu vai crescer vertiginosamente", afirmou.

Em agosto deste ano, a Prumo assinou com o grupo Aeropart um contrato para a instalação do Heliporto do Açu, no Complexo Portuário, em São João da Barra (RJ). A expectativa da companhia é que entre em funcionamento a partir de 2020. Uma etapa posterior prevê o funcionamento de um aeroporto no local, com pousos e decolagens de aeronaves. O local possui área total de 210 mil metros quadrados e será destinado especificamente para o uso de helicópteros que atenderão às plataformas offshore na região, incluindo as bacias de Campos e do Espírito Santo. As obras devem começar no ano que vem.

Controlada pelo grupo americano EIG, a Prumo deixou de ser listada em bolsa em março após uma oferta pública de aquisição (OPA) de ações

Fonte: Valor, 19/12/2018.

Read Also Other News

Agência Porto
| 09 mai, 2025

Governo quer leiloar ferrovia EF-118 ainda neste ano, diz ministro

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Nova rota marítima entre Brasil e China pode reduzir custos logísticos em 30%

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Porto de Itajaí ganha nova linha com conexão ao Mercosul

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote