Quatro empresas disputam dragagem do Porto de Santos


Quatro empresas disputam o novo contrato da dragagem dos berços de atracação (local rente ao cais onde os navios permanecem durante a operação) do Porto de Santos. Inicialmente, a melhor colocada na concorrência pelo serviço é a DTA Engenharia, que pediu R$ 18 milhões pela tarefa.




A fim de selecionar uma firma para realizar a atividade, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, a Autoridade Portuária) organizou uma licitação eletrônica. Ontem, foram abertas as propostas apresentadas pelas empresas interessadas na atividade, a ser realizada durante seis meses, com a expectativa de se retirar 324 mil metros cúbicos dos berços.




Das quatro inscritas, a DTA foi a que apresentou o menor preço. Se sua documentação e plano de trabalho forem aprovados e a decisão da Docas não for alterada por recursos de outras concorrentes, ela será declarada vitoriosa.




De acordo com a Codesp, em segundo lugar, está a Dratec. As outras duas não foram reveladas. A análise dos documentos da DTA não tem prazo para ser concluída, segundo a Autoridade Portuária.




Atualmente, a dragagem dos berços do Porto está sob responsabilidade da Dratec. Esse contrato iria terminar na última segunda-feira, mas, a pedido da diretoria-executiva da Codesp, o Conselho de Administração da empresa resolveu ampliar o prazo do serviço por mais quatro meses. A expectativa da Docas é que, até o fim desse período, a atual licitação seja concluída e a empresa escolhida esteja em condições de assumir a atividade.




A vencedora dessa nova licitação será chamada para realizar a dragagem em condições específicas. Seu contrato será encerrado assim que a empresa selecionada pelo Governo Federal para dragar o canal, os berços e as bacias de evolução (áreas de manobras no estuário, entre o canal de navegação e os berços) do Porto, a filial brasileira da holandesa Van Oord, estiver pronta para realizar a tarefa.




A dragagem é essencial para o Porto de Santos, ao manter a profundidade de seu acesso aquaviário, o canal do estuário.

Fonte: A Tribuna, 1º/6/2017.

Read Also Other News

Agência Porto
| 19 Set, 2024

Acordo incentiva micro e pequenas empresas do Norte e Nordeste a ampliar exportações

Read more
Agência Porto
| 19 Set, 2024

Presidente da CODEBA participa de seminário que discute possibilidades de negócios entre Bahia e Bulgária

Read more
Agência Porto
| 19 Set, 2024

Sistema Transporte lança segunda edição do Guia de Boas Práticas de Proteção de Dados no Setor

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.