Teag renova contrato de arrendamento até julho de 2038
O Terminal de Exportação de Açúcar do Guarujá (Teag) garantiu a renovação do seu contrato de arrendamento no Porto de Santos. As operações da instalação, na Margem Esquerda do complexo marítimo, estão mantidas até julho de 2038. Para isso, estão previstos R$ 180 milhões em investimentos, que vão ampliar a capacidade de movimentação de cargas.

O Teag conta com uma área de 74,2 mil metros quadrados. Deste total, 71,4 milhões de m² correspondem ao pátio e o restante ao píer da instalação. O terminal é especializado na movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais.

O contrato de arrendamento do terminal foi firmado com a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a estatal que administra o cais santista, em setembro de 1996. Hoje, a instalação é uma joint-venture administrada pela Cargill Agrícola S/A e Biosev do Grupo Louis Dreyfus Company (LDC).

Atualmente, a carga mais operada no terminal, que fica na região de Conceiçãozinha, é o açúcar a granel e, fora do período da safra do produto, também é possível a movimentação de soja e milho. A capacidade diária de embarque no Teag é de 27 mil toneladas.

O terminal atende, em média, nove navios por mês e recebe 16,5 mil toneladas de mercadorias para embarque. Já a capacidade estática é de 110 mil toneladas.

Investimento

Com os R$ 180 milhões em investimentos previstos, ao final, a empresa pretende ampliar a sua capacidade de movimentação de cargas para 5,5 milhões de toneladas anuais. Em 2017, foram operadas 2,8 milhões de toneladas.

Segundo a empresa, o aporte foi dividido em quatro fases. Eles contemplam melhorias na estrutura de recebimento, armazenagem e embarque para atender requisitos ambientais e operacionais. A primeira etapa terá início ainda neste ano, com a contratação de funcionários para o período de obras.

Já com relação ao atendimento de exigências ambientais, a ideia é impedir a emissão de partículas durante as operações de embarque, que são consideradas um dos principais problemas da Relação Porto-Cidade.

Contrapartida

Os investimentos são uma das contrapartidas impostas pelo Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPAC), e pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para a renovação do contrato de arrendamento.

Fonte: A Tribuna, 7/1/2019.

Read Also Other News

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.