TST derruba decisão que equipara trabalho no Porto de Santos, SP
O ministro Ives Gandra Martins Filho, presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), reafirmou a validade de sua decisão anterior em relação ao percentual de mão de obra nas operações entre estivadores avulsos e vinculados no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A decisão derruba a liminar divulgada em setembro, que equiparava a porcentagem de funcionários avulsos e efetivos.

Em setembro, os estivadores haviam conquistado uma decisão provisória que obrigava os terminais de contêineres a requerer 50% de trabalhadores avulsos, escalados a partir do Órgão Gestão de Mão de Obra (Ogmo). A outra metade do turno poderia ser atendida por contratados do próprio terminal.

Segundo a Câmara de Contêineres do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (SOPESP), formada pelas empresas BTP, Ecoporto, Libra e Santos Brasil, o ministro Ives Gandra derrubou a liminar concedida pelo vice-presidente do TST, ministro Emanuel Pereira, e manteve a sua decisão de 75% das operações com contêineres no Porto com estivadores vinculados e 25% com avulsos.

“Em virtude da decisão firme do presidente do TST, que corrobora o que as empresas acima citadas sempre informaram, o TST afirmou ser um direito protestativo das empresas contratarem livremente estivadores em regime de emprego”, informou a Câmara de Contêineres do SOPESP por meio de nota oficial divulgada após a nova decisão.

O Sindicato dos Estivadores de Santos (Sindestiva) informou que fará uma reclamação disciplicar contra o presidente do TST, no Conselho Nacional de Justiça.

Segundo o presidente e um dos advogados do sindicato, Rodnei Oliveira da Silva e Marcello Vaz Santos, Ives Gandra descumpre normas hierárquicas do TST. “Ele acaba de praticar uma aberração jurídica”, diz o advogado. “O fato de ele ser presidente do TST não lhe dá o direito de passar por cima da legislação que rege a Justiça”, completa o sindicalista.

Fonte: G1, 7/11/2017.

Read Also Other News

Agência Porto
| 10 set, 2025

Agência realizará audiência pública para tratar do arrendamento do terminal RDJ06A

Read more
Agência Porto
| 10 set, 2025

Porto sem Papel já evitou o corte de 30 mil árvores e a emissão de 72 mil toneladas de CO₂

Read more
Agência Porto
| 09 set, 2025

Comissão do Senado aprova projeto que retira restrição de ferrovias

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.