Turismo de cruzeiros continua encolhendo
O setor de cruzeiros no Brasil vai fechar a temporada 2016/2017 viagens realizadas entre novembro do ano passado e abril deste ano com a sexta retração de demanda seguida, afetado pela recessão e maior concorrência de outros destinos.

Segundo a Clia Brasil, a associação dos armadores que operam no país, foram vendidos 383 mil passagens nos cruzeiros entre novembro de 2016 e este mês de abril, para cruzeiros realizados por sete navios. Esses números representam uma retração, de 31%, em relação aos 554 mil na temporada anterior , e uma diminuição de 30% no total de navios, de dez, um ano antes.

Para a temporada 2017/2018, o cenário mais otimista é de estabilidade, diz o presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz. "A crise econômica e problemas de competitividade no Brasil estão afetando o setor", diz o executivo, que representa armadoras como MSC, Costa Cruzeiros, Pullmantur e RoyalCaribbean. "A operação no Brasil custa em média 40% mais que no exterior. Além disso, os navios maiores precisam de mais infraestruturas", afirma. Na temporada 2010/2011, o Brasil chegou a ter 20 navios e quase 800 mil turistas. Ferraz afirma que as armadoras estão transferindo navios que faziam as temporadas de cruzeiros no litoral brasileiro para outros destinos, como Caribe, Austrália e China. "A demanda na China, por exemplo, está muito forte. Hoje eles estão com 60 navios", disse.

Para a temporada 2017/2018, o setor projeta estabilidade com a oferta de sete navios e potencial para mais turistas. "Há uma tendência de mais mini-cruzeiros, de três a quatro dias, mais demandado por turistas de primeira viagem e eventos corporativos", diz Ferraz.

Investimentos pontuais em infraestrutura podem aumentar a demanda em alguns destinos. Ele citou como exemplo a modernização do porto em Balneário Camboriú (SC). A perspectiva é de 30 escalas no local, na próxima temporada, o que equivale a 100 mil passageiros e R$ 46 milhões de impacto econômico para a cidade. "É um destino pronto para o turismo porque tem além das praias o parque Beto Carreiro". O litoral catarinense atrai, em especial, brasileiros, argentinos e uruguaios, segundo Ferraz.

Fonte: Valor Econômico, 17/04/2017.

Read Also Other News

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.