A vitória do candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, deve colocar na geladeira negociações de novos acordos comerciais entre o Brasil e os Estados Unidos, informa o Jornal O Estado de S.Paulo. A avaliação de fontes do governo e do setor privado ouvidas pelo Estadão/Broadcast é de que, ao menos em um primeiro momento, a mudança na administração paralisará conversas que vinham avançando com o governo Donald Trump e culminaram na assinatura, há duas semanas, de um acordo de facilitação de comércio.
Os negociadores brasileiros têm na lista outros entendimentos que vêm sendo discutidos com os norte-americanos, como de eliminação de dupla tributação, investimentos e compras governamentais. Pelo lado brasileiro, o sonho é um acordo de livre comércio entre os dois países, que pode ficar mais distante no governo democrata.
A expectativa é que a mudança do partido no comando da principal economia do mundo coloque as negociações com o Brasil em espera por dois motivos. Primeiro, pelo fim do “alinhamento automático” que existe entre os governos do presidente Jair Bolsonaro e o colega norte-americano Donald Trump e que ajudou a abrir portas de órgãos norte-americanos e possibilitou o avanço do acordo comercial.
O Acordo de Comércio e Cooperação Econômica vinha sendo negociado desde 2011, mas estava em hibernação até a eleição de Bolsonaro, com a retomada das negociações em março do ano passado. Sem essa “ordem do andar de cima”, a expectativa é que negociadores americanos não priorizarão encontros e agendas com os brasileiros, como vêm fazendo no atual governo.
Fonte: O Estado de S.Paulo, 08/11/2020.
Share
Read Also Other News
| 03 dez, 2025
Porto de Itajaí acelera preparação para receber navios de grande porte e avança na criação da Docas de Santa Catarina
Read more
| 03 dez, 2025
APS salta quase 300 posições em ranking das melhores empresas do Brasil
Read more
| 03 dez, 2025
ANTAQ abre tomada de subsídios que trata do afretamento por tempo na navegação de apoio marítimo
Read more
How can we help?
Tell us how we can help with one of our services and solutions.