ZPE Ceará movimenta mais de 95 milhões de toneladas e consolida papel estratégico na economia do Estado
A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) Ceará iniciou 2025 com um marco expressivo: ultrapassou 95 milhões de toneladas movimentadas desde o início de suas operações, em 2016. Somente nos dois primeiros meses deste ano, a empresa registrou 1,64 milhão de toneladas em sua área alfandegada, um crescimento de 3,2% frente ao mesmo período de 2024.

No acumulado histórico desde 2016, ano em que a antiga siderúrgica instalada em seu Setor I começou a operar, até fevereiro deste ano, 95.349.625 toneladas de cargas já transitaram pela free trade zone do Pecém, a primeira ZPE do Brasil – em atividade desde 2013.

“Ultrapassar a marca de 95 milhões de toneladas movimentadas é resultado direto do fortalecimento da ZPE Ceará como plataforma industrial estratégica. Hoje, além de consolidarmos um hub siderúrgico robusto, nos preparamos para liderar a transição energética com o Hub de Hidrogênio Verde. Esses avanços só têm sido possíveis graças à liderança firme e visionária do governador Elmano de Freitas, que tem sido decisiva para a consolidação e a ampliação da ZPE nos últimos dois anos”, afirma o presidente da ZPE, Fábio Feijó.

Para o diretor de Operações da ZPE, Michel Mourão, “esse resultado da ZPE impressiona como marco a ser seguido e melhorado cada vez mais. É entusiasmante saber que o Estado do Ceará conta com uma ferramenta desse porte, com resultado tão expressivo. Vamos fazer cada vez mais, pois é um projeto desafiante”.

Carvão em destaque

No primeiro bimestre de 2025, as três cargas de maior destaque – carvão, minério de ferro e placas de aço – juntas tiveram majoração de mais de 48% em relação aos dois meses iniciais de 2024.

Em maior evidência entre essas movimentações, o carvão movimentou 437.595 toneladas, apresentando um acréscimo de expressivos 192,62% em relação ao mesmo recorte de tempo do ano passado. Na sequência, vêm o minério de ferro (547.601 toneladas e aumento de 25,1%) e as placas de aço (471.644 toneladas e desempenho 24,1% superior ao período similar do ano passado).

ZPE e o hub

Com uma área de 6.182 hectares destinada a investimentos, a ZPE Ceará integra o Complexo do Pecém — uma joint venture formada pelo Governo do Estado do Ceará e o Porto de Roterdã, o maior e mais relevante porto da Europa.

As empresas que se estabelecem em uma ZPE usufruem de tratamento tributário, cambial e administrativo diferenciados, além de segurança jurídica e procedimentos burocráticos simplificados. Por isso, o Setor 2 da ZPE, que conta com mais de 1.900 hectares, almeja ser, em breve, o local das grandes unidades fabris do Hub de Hidrogênio Verde no Pecém.

Read Also Other News

Agência Porto
| 09 mai, 2025

Governo quer leiloar ferrovia EF-118 ainda neste ano, diz ministro

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Nova rota marítima entre Brasil e China pode reduzir custos logísticos em 30%

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Porto de Itajaí ganha nova linha com conexão ao Mercosul

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.