ANTAQ aprova Agenda Ambiental e de Segurança Aquaviária para os anos de 2025 e 2026
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) aprovou, em reunião de diretoria, nesta quinta-feira (30), a Agenda Ambiental e de Segurança Aquaviária - 2025/2026.

A agenda é composta por projetos e ações estratégicas voltadas à implantação de marcos regulatórios que resultam em adesão às boas práticas ambientais e em iniciativas de representação, que envolvem a participação da ANTAQ em fóruns e comissões.

Nos próximos dois anos, serão entregues seis projetos, sete ações estratégicas e seis ações de representação, todos oriundos das contribuições feitas pelas áreas técnicas da ANTAQ. Essa iniciativa reforça o compromisso da ANTAQ com pautas voltadas para a sustentabilidade.

Iniciativas importantes

Compatibilização dos transportes com a conservação do meio ambiente, visando à redução da poluição sonora, da contaminação atmosférica, do solo e dos recursos hídricos; e a promoção de práticas de conservação e uso racional de combustíveis e o estímulo à segurança e à conservação do meio ambiente e recursos naturais são alguns dos temas que devem ser tratados durante o biênio de vigência da agenda.

Outros objetivos estratégicos são implementar a coleta anual de dados do inventário de carbono do setor portuário, instituir uma certificação ambiental com base na eficiência da frota das empresas brasileiras de navegação, incluir cláusulas de sustentabilidade e resiliência em 100% dos novos contratos de arrendamento e concessão aquaviária e criar uma nova metodologia de aferição de critérios de sustentabilidade ambiental.

Com aderência a iniciativas globais, a agenda está alinhada aos 17 indicadores dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), aos instrumentos das Diretrizes Interministeriais de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes e do Ministério de Portos e Aeroportos, ao Programa da Agenda Ambiental na Administração Pública do Governo Federal e a planejamentos internos da Agência.

Biênio anterior

O diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, que relatou o processo, destacou que “a execução da Agenda Ambiental e de Segurança Aquaviária 2023-2024 atingiu 88% de cumprimento”, mostrando o empenho dos servidores em colocar em prática iniciativas verdes.

Ele ainda ressaltou dois exemplos de projetos importantes para o setor e para a comunidade: a conclusão do Inventário de Emissões de Carbono no Setor Portuário e Medidas de Mitigação às Mudanças Climáticas, que será apresentado ao público geral no dia 5 de fevereiro de 2025; e a realização da 3ª edição do Projeto Rio Limpo, Amazônia Viva, que aconteceu em Parintins (AM).

Read Also Other News

Agência Porto
| 02 abr, 2025

Novos Caminhos Ferroviários – ANTT debate sobre a Resolução do Chamamento Público de Ferrovias

Read more
Agência Porto
| 02 abr, 2025

CDP e Uepa firmam parceria estratégica para monitorar a qualidade da água nos portos

Read more
Agência Porto
| 02 abr, 2025

CODERN publica edital de licitação para dragagem do canal de acesso ao Porto de Natal

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.