ANTAQ cumpre decisão do STF que restabelece cobrança do Serviço de Segregação e Entrega de Contêineres
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) publicou, nesta sexta-feira (24), deliberação ad referendum que, dando cumprimento a decisão do Supremo Tribunal Federal, restabelece a autorização para cobrança do Serviço de Segregação e Entrega (SSE) – também conhecido como THC2.

O Supremo Tribunal Federal (STF) anulou acórdão do Tribunal de Contas da União que proibia a cobrança e restabeleceu a decisão anterior da Agência. O ministro Dias Toffoli anotou em sua decisão que: “Na espécie, parece-me me claro que a ANTAQ possui maior capacidade institucional/espistêmica do que o TCU para tratar do problema regulatório em alusão, considerando as atribuições institucionais, a experiência e o corpo de colaboradores da agência reguladora.”

O diretor e relator do processo, Wilson Lima Filho, destaca, em seu voto, a clareza da decisão exarada pela Suprema Corte, em que não restam dúvidas, pelos motivos elencados pelo ministro Dias Toffoli, acerca do restabelecimento da plena eficácia da Resolução-ANTAQ nº 72/2022. 

A decisão lista ainda outros provimentos judiciais de outras instâncias sobre o mesmo tema, não alcançados pelo mandado de segurança do STF.

Cabe destacar que, embora tenha sido dado mero cumprimento à decisão do STF neste momento, o tema voltará a ser debatido com maior profundidade pela Agência, dada sua inclusão na Agenda Regulatória 2025-2028, conforme Acórdão 677/2025 da ANTAQ, de outubro deste ano.

Read Also Other News

Agência Porto
| 10 dez, 2025

Porto de Natal registra maior movimentação de novembro em três anos e impulsiona crescimento

Read more
Agência Porto
| 10 dez, 2025

Logística e juros travam competitividade das exportações brasileiras, aponta CNI

Read more
Agência Porto
| 10 dez, 2025

Porto de Santos está entre organizações mais eficientes do país, segundo publicação nacional

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.