Com 39,6 milhões de toneladas movimentadas em outubro, portos públicos tem o melhor resultado da série histórica para o período
Os portos públicos brasileiros intensificaram o transporte de cargas nos últimos meses. Como resultado, o setor aquaviário apresentou o melhor resultado para o mês de outubro, com movimentação de 39,6 milhões de toneladas de cargas. O número representa o maior volume para o período da série histórica, com crescimento de 0,53% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados foram divulgados no Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirma que o crescimento é fruto do planejamento estratégico do Governo Federal para a melhoria da exportação de cargas no país. “O resultado traz impacto positivo diretamente na nossa economia, sobretudo em cada região em que os portos estão instalados, trazendo emprego e aumentando a renda do brasileiro. Os investimentos públicos e privados aportados neste ano impactam na celeridade das exportações, resultando em melhorias nas tecnologias dos nossos complexos portuários”, destacou.

Entre os dez maiores portos do país, o Vila do Conde, no Pará, apresentou a maior variação positiva no período, com movimentação de 1,6 milhão de toneladas, registrando um aumento de 37,37% em comparação ao mesmo período de 2023. O porto de Santos, maior da América Latina, também apresentou variação positiva (5,7%). O porto de São Francisco do Sul, localizado em Santa Catarina, cresceu 21% em movimentação no mês de outubro, com destaque para carga geral.

Cargas e Navegação

Em relação às cargas conteinerizadas, a movimentação do mês atingiu 12,1 milhões de toneladas. Isso representa 1,1 milhão de TEUs movimentados, um crescimento de 11,64%. Desse total, 0,8 milhão de TEU foram movimentados em longo curso e 0,3 milhão por cabotagem.

Cargas gerais apresentaram movimentação de 5,0 milhões de toneladas de cargas em outubro de 2024; granel sólido chegou a 64,4 milhões de toneladas; e granel líquido alcançou 25,8 milhões.

Por sua vez, a movimentação de cargas de longo curso foi de 80,9 milhões de toneladas no mês, a cabotagem atingiu uma movimentação de 22,4 milhões de toneladas e a navegação interior chegou a 3,9 milhões de toneladas em outubro.

Terminais Privados

Os terminais autorizados tiveram queda de 5,43% na movimentação em relação a outubro do ano passado. O setor movimentou 67,7 milhões de toneladas de cargas. A carga conteinerizada transportada nos complexos privados, no entanto, cresceu mais de 18% no período.

Já o destaque percentual, entre os 10 TUPs que mais movimentaram no mês, ficou para o Terminal Portuário do Pecém (CE), que registrou crescimento de 29,26%, com 1,7 milhão de toneladas de cargas.

Read Also Other News

Agência Porto
| 02 abr, 2025

Novos Caminhos Ferroviários – ANTT debate sobre a Resolução do Chamamento Público de Ferrovias

Read more
Agência Porto
| 02 abr, 2025

CDP e Uepa firmam parceria estratégica para monitorar a qualidade da água nos portos

Read more
Agência Porto
| 02 abr, 2025

CODERN publica edital de licitação para dragagem do canal de acesso ao Porto de Natal

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.