Governo Federal oficializa arrendamento do Porto de Santana (AP) e anuncia investimentos milionários
O Governo Federal realizou, nesta quinta-feira (13), uma série de entregas no estado do Amapá, visando impulsionar a economia local e melhorar a infraestrutura logística da região. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, oficializaram o arrendamento do terminal MCP03, no Porto de Santana (AP), que será utilizado para a armazenagem de grãos como soja e milho. O contrato prevê investimentos de R$ 89 milhões ao longo de 25 anos, contemplando a ampliação do Píer 1, dragagem de aprofundamento e pavimentação.

O leilão do terminal MCP03, realizado em dezembro de 2024, resultou em um contrato válido até 2049. As melhorias incluem expansão e modernização da infraestrutura, além do aumento da capacidade de carga, que passará de 450 mil toneladas para 917 mil toneladas, fortalecendo o escoamento da produção agrícola.

Durante a cerimônia, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou a relevância do Porto de Santana para a economia do Amapá. “Hoje estamos anunciando investimentos de cerca de R$ 90 milhões no terminal de graneis vegetais da região. Esses recursos vão gerar mais de 500 empregos diretos no estado, fortalecendo o desenvolvimento local. O Governo Federal segue comprometido em melhorar a qualidade de vida da população. Vamos juntos construir um Brasil mais justo, mais solidário e, sobretudo, um Brasil para os brasileiros”, afirmou o ministro.

“O que está acontecendo neste momento é um feito histórico. Agora o Amapá vai receber pessoas do Brasil inteiro. Somos um estado ribeirinho que não tinha um terminal hidroviário e agora teremos um. Somos o estado mais preservado, com 73,5% das nossas terras protegidas. Produzimos mais oxigênio para o mundo do que expelimos CO2, com desmatamento zero, então temos direito ao desenvolvimento. Estamos lutando para construir consensos em relação ao Amapá.”, disse o governador do governador do Amapá, Clécio Luís.

O presidente da República, Luíz Inácio Lula, destacou o empenho do Governo Federal na geração de emprego e renda para a população. “Quero transformar os pobres a ter uma vida digna e decente. Tenho uma máxima, dinheiro na mão do povo significa desenvolvimento econômico e distribuição de riqueza e assim a economia cresce. Os pobres precisam participar da vida econômica do país”, afirmou.

Sobre o terminal

Localizado dentro da Poligonal do Porto Organizado de Santana, na região do Arco Norte, o terminal MCP03 opera sob a jurisdição da Companhia Docas de Santana (CDSA) e é considerado estratégico para a logística aquaviária e interportuária do país. O projeto de modernização inclui a expansão dos berços de atracação, aumento do calado operacional e melhorias no acesso terrestre, alinhadas ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O terminal ocupa uma área de 11.677 m² e é dedicado à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais, como soja e milho. A área passará por ampliação da capacidade de armazenamento, com a implantação de novos silos e modernização da infraestrutura existente. Essas melhorias visam consolidar o Porto de Santana como um dos principais corredores logísticos do agronegócio brasileiro.

A comitiva presidencial também contou com a presença dos ministros Waldez Góes (MIDR), Paulo Teixeira (MDA), Esther Dweck (MGI), Jader Filho (MCid) e Camilo Santana (MEC), que também fizeram anúncios que vão gerar mais qualidade de vida à população amapaense.

Read Also Other News

Agência Porto
| 02 abr, 2025

Novos Caminhos Ferroviários – ANTT debate sobre a Resolução do Chamamento Público de Ferrovias

Read more
Agência Porto
| 02 abr, 2025

CDP e Uepa firmam parceria estratégica para monitorar a qualidade da água nos portos

Read more
Agência Porto
| 02 abr, 2025

CODERN publica edital de licitação para dragagem do canal de acesso ao Porto de Natal

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.