Ministro defende desburocratização para obras de infraestrutura no País


O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, defendeu a desburocratização dos processos para execução de obras de infraestrutura no País. Esta, segundo ele, é uma das metas de sua gestão à frente da pasta.




“É uma verdadeira epopeia até se conseguir fazer efetivamente uma obra emergencial. Tudo em infraestrutura no Brasil leva muito tempo, desde estudo, fase de projeto, de licitação. É fundamental e estamos trabalhando muito a desburocratização dos processos e a modernização dos normativos” disse o ministro, que participou, nesta terça-feira (08), de audiência na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado Federal.




Segundo o chefe da pasta de portos, devido à crise, muitos recursos direcionados ao setor portuário foram contingenciados. Por isso, o governo tem apostado na reformulação da modelagem das concessões e no diálogo com o mercado, além da priorização de investimentos.




Este é o espírito, por exemplo, do decreto nº 9.048, que regulamentou a exploração de portos organizados e de instalações portuárias. Segundo Quintella, a norma traz regras mais flexíveis. O prazo para autorização de implantação novos terminais privados, por exemplo, deve cair de três anos para 180 dias.




No evento, o ministro aproveitou, ainda, para fazer um balanço do setor nos últimos anos. Ele afirmou que a relação entre investimentos em transportes no País e o Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil são muito inferiores aos de países como EUA ou China e até outros da América Latina.




Segundo ele, o agravamento da crise no Brasil, com o aumento da inflação, cortes orçamentários dramáticos e a queda na demanda afugentaram os investidores. Mas Quintella, observou que, no primeiro quadrimestre do ano, mesmo antes da nova lei de concessão de transportes, sancionada em junho, o investimento privado, sobretudo estrangeiro, cresceu 500% no Brasil.




“Isto mostra uma retomada da confiança do investidor nos nossos programas de concessão de projetos de infraestrutura, que são projetos de longo prazo e dependem essencialmente de confiança e estabilidade”.

Fonte: A Tribuna, 9/8/2017.

Read Also Other News

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.