Movimentação de contêineres está em alta no Brasil
A movimentação de contêineres no Brasil deve crescer 6,5% ao ano, segundo estudo realizado, em 2018, pela Datamar, uma consultoria especializada na análise de comércio exterior via modal marítimo. Para o levantamento, foram ouvidos diretores e principais autoridades de 22 terminais de contêineres do País, seis na Argentina e dois no Uruguai.

O relatório ECSA Container Terminals Report 2019 contou com a colaboração de Andreas Nohn, consultor marítimo independente, que atuou de 2013 a 2017 como economista de transportes na Hamburg Port Consulting. Ele foi divulgado, ontem, durante a Intermodal South America, que termina hoje, no Expo São Paulo, na capital.
O levantamento traça uma perspectiva para os próximos cinco anos. Foram analisadas diversas variantes, entre elas, as novas configurações no serviço dos armadores, as concessões de terminais – o que tem sido defendido pela nova diretoria da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e, principalmente, a visão dos terminais sobre a economia e ambiente de negócio.

Quanto ao ambiente de negócios, o diretor da Datamar, Andrew Lorimer, aponta que existe um otimismo maior, a curto prazo, no Norte do País, em comparação ao Porto de Santos.

“Na região há otimismo, mas sem muita euforia. Portanto, em Santos, a previsão de crescimento, ela é menos elástica e está um pouco abaixo da média de 6,5% do País”.

Apesar disso, devido ao volume que passa pelo cais santista, os resultados são mais impactantes.

Movimentação em TEU

Entre 2018 e 2023, prazo do estudo, está previsto um acréscimo de 3,8 milhões de Twenty Foot Equivalent Unit (TEU) - medida padrão utilizada para calcular o volume de um contêiner de 20 pés no País.

No ano passado, os portos brasileiros foram responsáveis por movimentar 10,3 milhões de TEU. Apenas o Porto de Santos operou 4,1 milhões de TEU.

Para 2023, com o incremento dos 3,8 milhões de TEU, quase 2 milhões devem passar pela região. Lorimer explica que o acréscimo tem relação com o aumento do tamanho das embarcações e de transbordos no Brasil, uma vez que os demais portos do da Argentina e Uruguai não têm capacidade para receber todo esse volume de contêineres.

Fonte: A Tribuna, 21/03/2019.

Read Also Other News

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.