Porto de Santos concentra apenas 6,6% de exportações de boi vivo
O Porto de Santos recebeu apenas 6,6% dos bois vivos exportados no país em 2017, uma prática recente de comércio voltada a países muçulmanos. Foi feito um único embarque desse tipo neste ano, e outro no ano passado. Antes disso, o porto não recebia carregamentos assim havia duas décadas.

Já em Barcarena, no Pará, foram carregados 267 mil bois vivos em navios em 2017, o que representa 65,7% do total do país. Em segundo lugar está o Porto de Rio Grande (RS), e em terceiro, São Sebastião (SP).

Nesta quarta-feira (25), o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu uma decisão liminar (provisória) contra a lei municipal que proíbe o embarque de cargas vivas no Porto de Santos, argumentando que não cabe ao município legislar sobre exportações.

A lei veio após uma disputa judicial em fevereiro, quando ativistas tentaram barrar a embarcação de 26,8 mil animais no navio Nada, que partiu de Santos rumo à Turquia. O país é o maior importador de bois em pé -é para lá que foram 52% dos animais exportados em 2017. Depois, os principais destinos são Iraque (14%), Líbano (11%), Egito (10%) e Jordânia (9,9%).

A lista concentra principalmente países onde há população muçulmana, que preferem o gado vivo para que o abate seja feito seguindo ritos religiosos. Paraguai, Senegal e Bolívia também importam bois brasileiros, mas em menor proporção.

O gado em pé não representa uma parcela importante dos produtos bovinos que o Brasil manda para o exterior. No ano passado, foram US$ 6,2 bilhões arrecadados com exportações de carne in natura, miúdos, processados e tripas, e apenas US$ 272 milhões com gado vivo.

Além disso, a prática é relativamente recente. Antes de 2004, o volume de bois vivos que embarcavam para fora do país era pequeno e inconstante. Na série histórica desde 1997 registrada pelo Mdic (Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), o ano em que houve mais exportações antes de 2004 foi 1999, quando embarcaram 7,4 mil cabeças de boi. Em 2000, foram apenas 279 animais. Os valores começaram a aumentar de 2005 em diante.

Fonte: A Tribuna, 26/4/2018.

Read Also Other News

Agência Porto
| 09 mai, 2025

Governo quer leiloar ferrovia EF-118 ainda neste ano, diz ministro

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Nova rota marítima entre Brasil e China pode reduzir custos logísticos em 30%

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Porto de Itajaí ganha nova linha com conexão ao Mercosul

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.