Projeto busca compreender como os portos brasileiros trabalham com as tecnologias de integração
Uma das pesquisas desenvolvidas no Centro de Inovação em Logística e Infraestrutura Portuária da USP ganhou o prêmio do 3º Congresso Nacional Integra Portos por boas práticas de tecnologia em Port Community Systems (PCS). O sistema desenvolvido facilita a troca de dados e a colaboração entre inúmeros atores da comunidade portuária, como terminais, autoridades, transportadores e agentes aduaneiros. O objetivo do projeto é otimizar a eficiência e a interoperabilidade das operações ocorridas nos portos.

O professor Daniel Mota, do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP e coordenador do Centro de Inovação em Logística e Infraestrutura Portuária (Cilip), contextualiza a pesquisa. “Esse trabalho do PCS busca aumentar a eficiência das operações portuárias por meio da integração dos diferentes atores. Ou seja, integrar os terminais com a autoridade portuária, os armadores, a praticagem, todos trocando informações através da utilização de dados. Dessa forma é possível melhorar a eficiência porque a troca de informação é mais rápida.”

Levantamento de dados

O principal objetivo do projeto é identificar a maturidade que o Brasil possui em relação ao PCS, ou seja, o quanto dessas tecnologias de integração está sendo colocado em prática nos portos brasileiros. “No ponto de vista da complexidade, o Brasil herda o pior caso, devido à dificuldade de promover uma integração em portos como o de Santos, e isso é um grande desafio. Nesse caso, porque Santos é um porto multipropósito, em que atuam diferentes competidores, com um elevado volume de movimentações, importações e exportações.” “Então o Brasil tem, sim, algumas iniciativas nesse sentido, só que o que nós identificamos nesta pesquisa é que o próprio conceito, o próprio entendimento da extensão e magnitude que o PCS pode alcançar, ainda não é muito claro para a grande maioria da comunidade portuária”, afirma o professor.

Estrutura do trabalho

Priscila Bayer de Oliveira Simões, mestranda em Engenharia de Produção da Poli, membro do grupo de pesquisa e principal autora do trabalho, comenta como o projeto foi estruturado. “Realizamos uma revisão de literatura por análise de conteúdo, na qual identificamos alguns agrupamentos dessas boas práticas, que são: tecnologia, processos e pessoas. Por exemplo, a governança e colaboração multissetorial, essa é a mais importante que identificamos, porque é um sistema que envolve muitos membros e eles precisam estar bem regulados e funcionar bem juntos. Além disso, a melhoria contínua e o monitoramento desse ecossistema, a adoção de tecnologias e da inovação junto a esse conceito, o uso de dados e sua transparência e a interoperabilidade do sistema.”

A autora do projeto também menciona outros pontos analisados, como a adoção de tecnologias emergentes: a internet das coisas, inteligência artificial, blockchain, big data e 5G; a governança e infraestrutura de TI, análise de dados, segurança da informação, automação de processos, evolução de sistemas, treinamento dos usuários e análises de desempenho. “Muitas dessas análises que fizemos são pontos que podem ser melhorados nas operações portuárias. Então, a partir da aplicação das boas práticas identificadas, criamos oportunidades de aplicação dessas diferentes tecnologias.”

Pensando no futuro

Os projetos desenvolvidos pela pesquisa têm um viés de uma aplicação e de comunicação direta com a sociedade, independentemente, também, do setor que for aplicado. “O que vem pela frente é um futuro de inúmeras oportunidades. No caso do PCS, precisamos imaginar que ele atua como se fosse um grande integrador de dados, e nessa integração temos oportunidades em todas as áreas, tais como: produtividade e capacidade, sustentabilidade, meteorológica, tecnológica e tantas outras”, finaliza Mota.

Read Also Other News

Agência Porto
| 31 out, 2025

Governo Federal publica edital de R$ 200 milhões para retomada da Transnordestina em Pernambuco

Read more
Agência Porto
| 31 out, 2025

APS conclui retomada do Porto de Itajaí e dobra movimentação em oito meses

Read more
Agência Porto
| 30 out, 2025

Ministro Silvio Costa Filho nomeia Otto Luiz Burlier como novo secretário nacional de Hidrovias

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.