Revisão de regras visa reduzir conflitos no acesso a terminais aquaviários de combustíveis
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) vai atualizar regras para acesso a terminais aquaviários de petróleo e combustíveis. O objetivo é evitar conflitos entre operadores e usuários desses terminais, desburocratizando os trâmites para tornar o mercado mais competitivo. Importadores, exportadores e distribuidores cobram mais transparência quanto à disponibilidade e custos dos terminais. A portaria 251 da ANP, que é do ano 2000, passará por consulta e audiência pública, em data a ser definida pela agência reguladora.

Um das questões em discussão é verificar se existe impacto das atuais regras de acesso a terceiros em investimentos privados e se há dificuldade de atendimento ou recusa de acesso. A ANP também discute se será necessário padronizar solicitações de acesso e se a agência precisa de conhecimento imediato de todos esses pedidos. Outro ponto importante cobrado pelos agentes é a harmonização da portaria 251 com resolução 35/2012, que trata do livre acesso a dutos de transportes longos.

Alessandra Moura, da superintendência de infraestrutura e movimentação da ANP, explicou que, enquanto os terminais buscam a remuneração adequada, os usuários procuram por capacidade disponível, preços justos e logística eficiente. Alessandra disse em seminário sobre a revisão da portaria ANP 251 que poucos conflitos de acesso hoje chegam formalmente à ANP. O evento foi realizado pela ANP nesta quinta-feira (14), no Rio de Janeiro.











Na abertura do seminário, o diretor-geral, Décio Oddone, destacou que o setor de petróleo não pode se resumir aos leilões do pré-sal e precisa valorizar demais segmentos de negócios, como campos maduros e as atividades de refino e abastecimento. Ele acrescentou que existem iniciativas em andamento para tornar a indústria mais competitiva.




Atualmente, existem 61 terminais aquaviários autorizados a operar petróleo e combustíveis, sendo 53 terminais marítimos, seis fluviais e dois lacustres, e 26 empresas com permissão para operar esse tipo de carga, segundo a ANP. A Petrobras detém aproximadamente 70% da capacidade estática.

Fonte: Portos e Navios, 14/2/2019.

Read Also Other News

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.