Terminal Link tem interesse em licitação do Terminal da Libra em Santos
No ano passado, a Terminal Link, de propriedade da CMA CGM e China Merchant Holdings International, assinou um Memorando de Entendimento com a Libra com o objetivo de adquirir uma participação no controle e atrair mais escalas da armadora francesa. Fontes em Santos afirmam que a Terminal Link estaria interessada em uma nova licitação do terminal da Libra no Porto de Santos.

O TCU permite que a Libra Terminais continue operando até o fim de 2020 mesmo que uma nova concessão seja concedida.

O Terminal Libra atingiu o pico em 2008, quando movimentou mais de 900 mil TEUs, 30% do total de Santos. Em seguida, despencou para apenas 4% no início de 2017 — antes de a CMA CGM apresentar duas novas chamadas e aumentar sua participação de mercado para 12,5%.

O Tribunal de Contas do União (TCU) determinou o cancelamento da extensão dos contratos de concessão do Grupo Libra Terminais em Santos, em 2016.

Naquele ano, a Libra recebeu uma prorrogação de 25 anos do contrato atual de 25 anos (que expira em 2021), apesar de disputada dívida de longo prazo com a autoridade portuária, a Codesp.

A ministra do TCU, Anna Arraes, disse esta semana que a Constituição brasileira afirma claramente que as empresas com grandes dívidas não devem ser autorizadas a renovar concessões e, portanto, o TCU teve que agir. O TCU deu à Codesp duas semanas para revogar o contrato e pediu ao governo federal que apresente um cronograma para uma nova concessão.

Fonte: Portos e Navios, 25/5/2018.

Read Also Other News

Agência Porto
| 09 mai, 2025

Governo quer leiloar ferrovia EF-118 ainda neste ano, diz ministro

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Nova rota marítima entre Brasil e China pode reduzir custos logísticos em 30%

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Porto de Itajaí ganha nova linha com conexão ao Mercosul

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.