O Terminal Marítimo de Salvador, administrado pela Socicam por meio da concessionária Contermas, uma dos arrendatárias da Autoridade Portuária da Bahia, recebeu destaque nacional ao conquistar a primeira colocação no Prêmio ANTAQ 2024, na categoria Conformidade Regulatória. A premiação, realizada na última terça-feira (26) pela Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (ANTAQ), reconhece as organizações que contribuem significativamente para a excelência na prestação de serviços no setor aquaviário.
De acordo com a agência federal, nesta categoria foram agraciadas as empresas com os melhores índices de aderência aos regulamentos do modal marítimo no quinquênio 2019 - 2023. A avaliação foi baseada no modelo quantitativo de risco infracional desenvolvido pela agência, de modo que o Terminal Marítimo de Salvador (Contermas) foi o vencedor na modalidade Arrendamento.
Para Gilberto Menezes, Diretor da Divisão Terminais Norte da Socicam, a premiação reafirma o compromisso da concessionária com a excelência na prestação de serviços no setor aquaviário. “É com muita satisfação que recebemos um prêmio tão relevante para o segmento aquaviário sob a condução da ANTAQ. Desde sua fundação, em 2016, a Contermas tem como compromisso ser uma infraestrutura de referência para o turismo náutico, tanto no Brasil quanto no cenário internacional. Acreditamos que o prêmio reforça que estamos no caminho certo”, avalia.
Gilberto também destaca a contribuição das equipes que atuam no empreendimento para o alcance da conquista. “Receber essa premiação da ANTAQ é motivo de grande alegria e reconhecimento, resultado do esforço coletivo de todos os profissionais que atuam nos diferentes setores do nosso terminal. Não poderia deixar de mencionar a parceria estratégica com a Autoridade Portuária da Bahia - (CODEBA), essencial para alcançarmos esse reconhecimento”, completou Menezes.
Além de manter altos padrões de qualidade de serviço em conformidade com as diretrizes regulatórias, a Contermas trabalha continuamente no aprimoramento da infraestrutura do terminal. Recentemente, a concessionária destinou cerca de R$ 4 milhões para a instalação de novas câmeras de segurança e scanners de raio-x equipados com inteligência artificial. As iniciativas seguem as exigências do Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code), reforçando o compromisso com a segurança e a eficiência operacional.