Vamos restabelecer a segurança jurídica, diz Moreira Franco
O governo está empenhado em restabelecer a confiança do setor privado. Por isso quer dar estabilidade às regras de seu relacionamento com o setor privado. “Não vai ter arrogância nem prepotência”, afirmou ao Estado o secretário executivo do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Wellington Moreira Franco. “Vamos restabelecer o ambiente de segurança jurídica.”

Eventuais alterações que se mostrem necessárias não serão feitas abruptamente, afirmou. E não haverá discriminação em relação aos contratos assinados pelo governo da ex-presidente Dilma Rousseff. “Os contratos não são assinados com a presidente Dilma, nem com o presidente Temer”, frisou. “São assinados com o governo brasileiro, que está sendo representado por um ou por outro.”

As concessões e privatizações são uma forte aposta do governo de Michel Temer para puxar a recuperação econômica e a retomada do emprego. A expectativa é que esses projetos sejam, também, uma via de atração de capital estrangeiro, uma vez que o País enfrenta período de restrição fiscal que não deverá ser superado no curto prazo.

Embora os leilões só devam começar no ano que vem, o governo quer dar um sinal ao setor privado sobre o que deve entrar na carteira, de forma a permitir às empresas se preparar. Um exemplo são os campos de exploração de petróleo, que deverão antes ser aprovados pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Outro caso de empreendimento que será anunciado, mas não irá a mercado a curto prazo, são as distribuidoras da Eletrobrás no Norte e no Nordeste. O governo considera que, primeiro, é necessário melhorar a situação da própria holding.

É possível que seja adiada, também, a privatização de empresas estaduais de saneamento, como as de Roraima e do Pará. A ideia é criar um braço estadual para o programa. Da parte federal, deverá ser anunciada a privatização da Lotex, a loteria instantânea da Caixa.

Temer deverá participar da reunião desta terça-feira, 13. Além de Moreira Franco, fazem parte do conselho os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha; do Planejamento, Dyogo Oliveira; da Fazenda, Henrique Meirelles; dos Transportes, Maurício Quintella; de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho; do Meio Ambiente, Sarney Filho; e os presidentes da Caixa, Gilberto Occhi; do Banco do Brasil, Paulo Cafarelli; e do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques.
 Fonte: Estadão, 13/9/2016.

Read Also Other News

Agência Porto
| 10 jul, 2025

Porto do Pecém encerra primeiro semestre com aumento de 38% na movimentação de contêineres e de 10% na movimentação geral

Read more
Agência Porto
| 09 jul, 2025

Movimentação de cargas em portos é a maior da história

Read more
Agência Porto
| 09 jul, 2025

Porto do futuro: APS acelera transformação digital com investimentos em VTMIS, 5G e novas tecnologias

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.